Total de visitas: 702
Igreja de São Miguel de Passos
Dando continuidade à história do património religioso em Boelhe de Bonelli,hoje falar-vos-ei da igreja de São Miguel de Passos ,Passos que deu Passinhos,outrora igreja paroquial desta muito antiga freguesia ribeirinha do rio Tâmega, que vem da Idade Média, que por força da lei do código administrativo foi integrada na freguesia de Boelhe,ficando a ser um lugar desta.
A fundação desta belíssima igreja é anterior a (1220-1259), com as respectivas remodelações nos séculos XVII, XVIII e século XX.
Trata-se de pequeno templo, à escala da freguesia que apenas possuia quatro lugares, muito simples e de uma só nave cabeceira quadrangular, apresentando-se muito transformada no exterior e interior.
O seu aspecto arcaico reside issencialmente no arco toral, de arco em perfeita, apresentando já o portal principal e o lateral Norte, um arco quebrado de arestas chanfradas. A pia baptismal granítica é sextavada encontra-se no exterior da capela, junto do portal axial (registos extraídos dos cadernos do Museu de Penafiel).
Por detrás desta capela de Passos, situa-se uma calçada Romana, que desce o monte até ao rio Tâmega, provavelmente um ponto de passagem, se o associarmos ao povoado da época Romana que se encontra a Norte e bem perto desta igreja, chamado Bouça do Ouro, para o barco que fazia a travessia no lugar das várzias que, segundo a Sra. Dra. Teresa Soeiro, aí existiu desde o século XVI.
No primeiro Domingo a seguir ao dia 13 de Maio de cada ano, habitualmente muito concorrida.
Esta é a muito antiga história de São Miguel de Passos, merecedora, sem dúvida de uma visita.